20 noviembre 2007

O Dia da Consciência Negra







O 20 de novembro trata da data do assassinato de Zumbi, em 1665, o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil. Em várias sociedades escravistas nas Américas existiram fugas de escravos e formação de comunidades como os quilombos. Na Venezuela, foram chamados de cumbes, na Colômbia de palanques e de marrons nos EUA e Caribe. Palmares durou cerca de 140 anos: as primeiras evidências de Palmares são de 1585 e há informações de escravos fugidos na Serra da Barriga até 1740, ou seja bem depois do assassinato de Zumbi. Embora tenham existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e prevaleceu o furor destruidor do poder colonial contra Palmares.
(Extraido do site http://www.comciencia.br/)

4 comentarios:

SOS Miséria dijo...

Olá menina! Gostei da lembrança deste post e nem sabia que era hoje o dia da consciência negra. Vi teu post e fui correndo botar uma notícia no meu blog sobre o assunto que vale a pena. Na verdade eu ou branca por fora mas negra por dentro. Sempre disse isto. Pois sou neta de um escravo.
Obrigada pela lembrança.
Beijo, voltarei.
Alda

Paulina Gajardo dijo...

Isto é o mais incrível de ter um blog, acabamos por conhecer pessoas como nós. Também sou uma branca (nem tão branca assim, visto que nasci no Chile e tenho orgulho do meu sangue índio...) de alma negra e fico feliz por saber que pude "tocar" mais alguém e que esse alguém vai fazer com que outro alguém lembre de ZUMBI e toda essa parte da história, sempre escondida e negada. Forte abraço e NÃO a todo preconceito!!!

Antonio Neto dijo...

Vc vive no Brasil é? Vivo em São José da Laje e a uns 25 km de onde aconteceu a Guerra de Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, aqui no Estado de Alagoas. Irei na Serra da Barriga este fim de semana, se quiser te envio algumas fotos de lá.

Anónimo dijo...

imparato molto