02 noviembre 2007

Obrigada ao professor Maicon Tenfen!

Esta semana tive a grata oportunidade ler algumas das crónicas deste escritor e professor (homem ou mito?) que, infelizmente, ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente e que, pelo que me consta, geraram uma grande polémica entre os leitores do jornal mais vendido na cidade.
Confesso que no dia em que o assisti na TV FURB (à época da Feira do Livro) e ele recomendou a leitura de Vargas Llosa, tive uma enorme vontade de ligar para a emissora e pedir a ele que citasse outros escritores, de tendências menos “à direita” e tão bons quanto o dito cujo. Depois percebi que seria uma bobagem, visto que estes mais avermelhados (pero no mucho...) e que me agradam, ainda não foram traduzidos para o português (não sei se ele lê a minha língua...) e o Vargas Llosa teve quase toda a sua obra reeditada em português.
Contudo, após ter lido a sua coluna no Santa, vejo que a minha admiração não vinha do nada. O cara, além de um convencido assumido (algo admirável no mundo da falsa modéstia) e que paga o preço por se entender como tal, sabe o que é AUTOCRÍTICA, coisa raríssima nos dias de hoje.
A intenção deste post é felicitá-lo por ter feito com que pudéssemos discutir e rever os nossos conceitos. Em minhas aulas houve muito debate a respeito dos assuntos abordados pelo professor Maicon e, apesar de ter que ouvir coisas do tipo: “É muito esquisito ver na novela uma moça tão linda beijando um preto, parece que não combina, não dá liga...” e “Índio tem que ficar no mato, porque lá é o seu lugar, eles não nasceram para serem civilizados...” - e olha que os que assim se expressaram nem são tão branquinhos nem tão loirinhos! - abriu várias frentes de discussão, a começar pela questão de Roland Barthes e a morte do autor.
Agora restou a minha pergunta: como uma estrangeira, baixinha, magrinha, moreninha, socialista e com cara de índia ainda consegue sobreviver nesta terra???
Indiferença???
Ou será que tem gente querendo me mandar de volta para o “meu lugar” (que nem eu mesma sei qual é)???
A partir de hoje faço parte da comunidade no ORKUT: "Maicon Tenfen-Homem ou Mito?" -http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5379971

No hay comentarios.: