05 septiembre 2007

INDEPENDÊNCIA?!

SETE, ONZE E DEZOITO...

E está chegando mais um Sete de Setembro para os brasileiros. E mais um "Dieciocho de Septiembre" para nós chilenos. E outro "Once de Septiembre"... Este é um mês no qual brasileiros e chilenos comemoramos a Independência de nossos países. E eu me pergunto: Independência do que? Ao ver que cada movimento feito pelo Sr. Bush e seu Império afeta esta nossa economia vulnerável, me pergunto: qual é a independência que comemoraremos nesta próxima sexta feira? Será que um país que se diz independente precisa se preocupar com o mercado imobiliário dos EUA???

E o que dizer do meu saudoso Chile... É claro que gostaria de estar lá no dia 18 - dia em que se celebra a independência conquistada em 1810 (12 anos antes que o Brasil!) - mas estou certa de que as "empanadas", o "pastel de choclo", a "chicha", o "ponche", a "cueca", o "pebre con mucho ají verde", todos os meus sabores, a minha gente, as minhas paisagens, a minha cordilheira, a minha estrela solitária, TUDO seria melhor se eu visse que realmente há o que comemorar...
E tem também o fatídico dia 11. Este sim meu dia de luto. O primeiro no Chile com o Pinochet morto e bem enterrado (mas nunca na memória daqueles que de alguma maneira sofreram, vítimas das suas ações). Meu sonho seria poder estar lá, levando flores para Salvador Allende, para Pablo Neruda, para Victor Jara, para todos os anônimos que tiveram as suas vidas interrompidas por um General que, financiado por diversos órgãos internacionais (vou preferir não cita-los aqui), semeou terror e dor.
É...
Mais um Setembro...
E eu aqui, sem ter o que comemorar...
Mas acreditando sempre... Com fé e esperança em um futuro melhor, em uma América Latina livre, uma América Latina nossa, rica e justa. Nas palavras do grande poeta:
VEN A NACER CONMIGO HERMANO!

No hay comentarios.: