Por mais estranho que lhes pareça (isto para as pessoas que me conhecem), é isso mesmo... Estou lendo um livro cujo título é: O Futuro além das Marcas - LOVEMARKS, e o mais incrível é que estou gostando do famigerado. Comprei-o pensando na minha amada nora (Joanita linda), mas como o casal Gajardo Dambrós decidiu não mais aparecer por terras catarinenses, decidi lê-lo. É que o livro é chamativo, vermelho (na opinião de muitos, a minha cor), todo ilustrado, daquele papel que brilha (do qual eu nunca sei o nome e o Arielito que não me xingue!), super hiper especial para consumidores compulsivos de livros (mas que fique bem claro: não de livros de auto-ajuda!!!) como eu, então acabei por comprá-lo.
GRATA SURPRESA!
Nele há muita coisa boa. Os temas que rondaram e rondam as minhas conversas com o Ariel e a Jô (tão escassas agora, e das quais sinto tantas saudades...) e que têm feito com que eu veja a questão do consumo com outros olhos.
Vou começar postando aqui uma das mensagens que me chamou a atenção e tentarei, com o passar dos dias e a medida que eu for avançando na leitura, pôr outras e assim "estarei compartilhando" (gerundio bem aplicado, visto que estamos falando de MARKETING, não?) com mais pessoas o prazer desta literatura... Então vamos à introdução:
"Aprendi com base em minha experiência, que tudo é dominado pelo mercado. Toda vez que nos deparamos com obstáculos ou dificuldades, sempre digo a mim mesmo: 'Ouça o mercado, ouça a voz do cliente'. Essa é a essência do marketing. Sempre temos de voltar para o mercado, temos de voltar para o cliente. Esse é o jeito Toyota.
Portanto, quendo nos sentimos imobilizados, voltamos ao básico. Porque fixação de marca, imagem, ou Lovemarks (marcas do amor/coração)são determinadas pelo cliente, não por nós. Não podemos de fato determinar nada. O cliente faz isso. Essa é a essência."(Yoshio Ishizaka, Vice-presidente executivo, Membro do Conselho, Toyota Motor Corporation)